Enter your keyword

Estudo de Matéria Prima para Telhados

Saiba mais sobre matéria prima para telhados e/ou telhas

Aço Galvanizado (revestido com zinco)

A zincagem é um dos processos mais efetivos e econômicos empregados para proteger o aço da corrosão atmosférica. O efeito da proteção ocorre por meio da barreira mecânica exercida pelo revestimento e também pelo efeito sacrificial (perda de massa) do zinco em relação ao aço base (proteção galvânica ou catódica). Dessa forma, o aço continua protegido, mesmo com o corte das chapas ou riscos no revestimento de zinco.
As chapas de aço zincadas podem ser submetidas aos mesmos processos de conformação das chapas não revestidas e apresentam condições adequadas para pintura e soldagem. Nas chapas zincadas pintadas, a sinergia da camada de zinco com a camada de tinta garante uma durabilidade muito maior ao aço.
Enquanto a camada de zinco estiver intacta, a formação de carbonato de zinco na superfície irá garantir a resistência a corrosão atmosférica da peça de aço. Caso a camada de zinco sofra pequenos danos, entra em ação a proteção catódica do zinco, garantindo a integridade da região exposta (sem zinco).
Este processo garante ao aço uma grande durabilidade contra a corrosão, mesmo nas condições mais severas, como atmosfera marinha, permitindo que se trabalhe com espessuras de aço bem mais finas.
Estimativa de vida útil do revestimento zinco em função do local de instalação.
Aço revestido com zinco/alumínio (Galvalume e Zincalume)
Aço revestido com 55% de alumínio, 43,5% de zinco e 1,5% de silício, a junção dessas três propriedades cria um material reflexivo de alta resistência contra a corrosão, oxidação e as altas temperaturas, tornando sua utilização em continuo crescimento.
O revestimento é produzido por imersão quente, a uma temperatura de 600°C, deixando uma mistura uniforme em ambos os lados da folha, tornando uma melhor opção para coberturas e fechamentos.
Inspeções feitas em coberturas com mais de 25 anos de uso mostraram que devidamente projetadas, instaladas e mantidas, as coberturas em aço com revestimento Al-Zn podem durar de 35 a 40 anos ou mais sem maiores problemas, expostas nos mais diversos ambientes. No mapa abaixo mostra a localização dos edifícios que foram inspecionados em 1999, também mostra a acidez da chuva em todas as partes dos USA. Quanto mais baixo o pH, mais ácida é a chuva. Os telhados (Al-Zn) tem ótimo desempenho em ambientes com chuva ácida.